Feliz 2020!!!

Muitos amigos hoje me perguntaram – O que está acontecendo com o Flamengo? – e pensei… vou escrever sobre isso. Até porque somos um canal “torcedor para torcedor” que sem tem viés para nenhum clube (cada um defende o seu), então acho que seria legal fazer um resumo para quem não é Flamengo (e que Zico perdoe suas almas) ou para aqueles rubro-negros que ainda estão de férias. O conteúdo abaixo é 100% baseado em matérias de sites e twitters. Indicarei quando for minha opinião. 

08/Dez/2018 – A chapa roxa de Landim/Dunshee vence a eleição para o triênio 19/21.

Essa chapa incluía o grande articulador político dentro do Flamengo, Luiz Eduardo Baptista, o BAP (Vice de relações externas). Também Gustavo Oliveira (Vice de Marketing e Comunicação) e muitos outros que faziam parte daquele grupo politico que sempre tiveram força dentro do Flamengo.

Onde entra o Marcos Braz? Foi o cara que montou o time campeão brasileiro de 2009 e que consigo traria uma quantidade importante de votos. Motivo suficiente para ser tolerado por BAP.

10/Dez/2018 – Dois dias depois de eleita essa nova chapa contrata Abel Braga.

Essa escolha foi exclusiva do BAP (ele tinha orgulho de dizer isso em entrevistas) e por inúmeras vezes ele se manifesta apoiando o Abel incondicionalmente. Tem um famoso vídeo onde o BAP justifica sua escolha e por Abel – “Abel nos últimos 10 anos ganhou mais títulos que o Flamengo”. O que não era verdade. 

Títulos do Abel: 1 Brasileiro, 1 Carioca e 1 Gaúcho.

Títulos do Flamengo: 1 Brasileiro, 1 Copa do Brasil e 4 Cariocas.

Vemos que BAP usou de mentira para justificar seu apoio ao Abel em um período de relações estremecidas entre treinador e torcida. Isso fez BAP se colar à imagem do treinador e assim perder credibilidade com a torcida.

26/Dez/2018 – Braz convida Pelaipe para assumir a gerência de futebol do Flamengo.

Aqui começa uma super parceria vencedora com o Pelaipe sendo o braço direito do Braz dentro e fora do vestiário. Segundo nota do próprio Pelaipe ele afirma ter sido ele quem indicou Jorge Jesus a Braz.

29/Maio/2019 – Abel pede demissão. Pouco tempo depois assume JJ por indicação do Pelaipe. BAP e outros a quem a torcida nomeavam de “clube do vinho” ficaram inconformados com a saída do Abel.

BAP sai enfraquecido, afinal seu plano não tinha dado certo e Braz ganha a chance de mostrar seu trabalho. Numa só tacada Braz contrata JJ e 2 laterais de seleção a custo zero. Braz se tornava o herói da torcida rubro-negra pois conseguiu montar um time vencedor em 6 meses de comando no futebol.

Inconformado BAP não perdia a oportunidade de cornetar JJ, foi assim na derrota contra o Bahia e contra o Emelec. Mas … só foram essas derrotas do JJ e BAP teve que ver de perto a ascensão do Braz e Pelaipe.

21/Dez/2019 – Doha. Vésperas da final contra o Liverpool e uma informação sobre a não concordância do elenco quanto a partilha dos prêmios pelos títulos de 2019 vaza na imprensa o que irrita profundamente o presidente Landim

Flamengo é derrotado, o time entra de férias, e Pelaipe escuta de Braz que seu contrato que termina no final do ano seria extendido por mais 1 ano.

06/Jan/2020 – Por email, Pelaipe recebe a noticia que seu contrato não seria renovado.

Aqui o twitter pipocou com varias informações:

  • Braz estava em reunião para tratar do assunto Gabigol e Michael e diz que até onde sabia a renovação estava certa
  • Jornalistas informam que a decisão veio do BAP
  • Landim e Dunshee estão de férias e o presidente do conselho, que atua como presidente do clube na ausência dos dois, informou que não sabia de nenhuma demissão.
  • BAP diz que as decisões são tomadas pelo presidente.
  • PVC publica em seu blog que Landim deu a ordem.

Mas qual a razão da demissão? Existem duas versões que irei reproduzir aqui:

1 – Pelaipe foi o responsável pelo vazamento das premiações à imprensa.

Existem varias contra argumentos a esta teoria. Se eles tivessem prova disso o próprio Braz iria demitir o Pelaipe. Dezenas de pessoas (se não centenas) estavam envolvidas nesse pagamento de premiação, como podem ter certeza que foi o Pelaipe?

2 – BAP quer reinar soberano – E essa é a teoria aceita pela maioria da torcida rubro-negra e pela imprensa esportiva que cobre a Gávea. 

  • BAP não pode tirar o Braz, a torcida o ama. A melhor forma seria fazê-lo pedir demissão.
  • BAP demite Pelaipe. Na cabeça de BAP esse golpe em Braz (mostrar que é ele, BAP, quem manda em tudo) seria insuportável e forçaria Braz a pedir o boné.

07/Jan/2020 – Braz recebe jornalistas no Ninho e diz estar muito tranquilo e que vai seguir seu trabalho. Pelaipe diz que conversou com Braz e ambos esperam o pronunciamento oficial de Landim.

Para muitos uma jogada de mestre de Braz que manda a mensagem… “gelo no sangue”!!!

Minha opinião: Muito difícil entender tudo isso. 

  • Se foi realmente o BAP o causador de toda essa confusão… de onde vem seu poder para inclusive mandar no presidente do clube? As histórias de bastidores com respeito ao BAP mostram que ele é extremamente poderoso e o Landim não tem coragem de confrontá-lo. Fato curioso é que o ex-presidente EBM, conhecido como banana, não aceitou os mandos e desmandos do BAP e o removeu da gestão do clube durante seu mandato.
  • Se foi realmente o Landim… como ele pode mandar embora um funcionário do Braz sem consultá-lo? Isso é muito preocupante pois pode demonstrar algum desgaste entre Landim e Braz. Pelo amor de Zico… que saia o Landim mas não o Braz!!!

Agora é esperar os próximos capítulos e torcer para que os interesses do CRF sejam mais importante que o interesse de indivíduos.

Saudações Rubro Negras

Chico Neto

Comentários do Facebook

Francisco Neto

Sou daqueles rubro-negros de berço que metade do meu armario é composto por camisas do Flamengo. Flamenguista típico, off-rio, nascido em Manaus em maio de 78, criado em BH educado em Guaratinguetá e formado em Brasilia. Casado com Aline desde 2003, outra rubro-negra que segundo conta seu pai “gol do Zico” foram suas primeiras palavras. Desde 2015 fui adotado por Bono, um Jack Russell que fica boladaço quando tem jogo do Flamengo. Adoro viajar e respiro futebol. Agradeço a Zico por fazer parte do PDA desde 2019 e poder compartilhar minha visão do futebol de uma forma descontraída.

Deixe uma resposta

Follow by Email
Facebook
Twitter
YouTube
Instagram