Já estamos em Dezembro?

Todo brasileiro que é apaixonado por futebol “odeia” os meses de Dezembro e Janeiro. Eu explico. São aqueles meses modorrentos do ano em que não se tem o futebol brasileiro em campo (como não seguimos o calendário europeu, temos esse hiato mas isso é tema para uma outra discussão). Simples assim! Alguém pode dizer: – “Ah Fernando, calma lá! Podemos assistir e acompanhar o campeonato inglês, francês, italiano e etc.” Infelizmente isso não é o suficiente. Eu como amante do futebol, gosto de assistir alguns desses jogos porém não é a mesma coisa do que ver o seu time de coração jogar. Seja no campeonato que for, seja na situação que for, é sempre mais emocionante assistir, no meu caso, o São Paulo F.C. – o tricolor mais famoso do mundo entrar em campo!

E para piorar a situação: são os meses da especulação! São aqueles meses chatos onde os sites de notícias buscam os clicks e as curtidas na rede social, propagando qualquer boato sobre transferências, empréstimos e etc. Em uma rápida busca no Google, utilizando um filtro para trazer apenas as notícias de Dezembro de 2016  a Janeiro de 2017, encontrei as seguintes manchetes sobre o São Paulo:

São Paulo tem lista pronta e seis jogadores devem ser dispensados.
Lista de dispensa do SPFC é o primeiro passo para 2017.
Comente: Monte sua lista de dispensa no São Paulo.
São Paulo prepara lista de dispensas e pacote de reforços para 2017.
São Paulo planeja “faxina” e cinco jogadores estão na lista de dispensa.

E hoje como torcedor são paulino eu me sinto em Dezembro de 2017! Apesar de ainda estarmos capengando no campeonato brasileiro, lutando contra o que seria o maior vexame de nossa história, a imprensa tem infestado aos quatro cantos os portais e redes sociais com as seguintes manchetes:

São Paulo vai liberar dez jogadores no fim deste ano

São Paulo busca zagueiro e atacante, e monitora revelação do Goiás

São Paulo deve dispensar 10 jogadores no fim do ano

São Paulo faz sondagem pela volta do volante Jean do Palmeiras

São Paulo abre as portas para Kaká

Segundo essas matérias, a atual lista de dispensa tricolor começa com aqueles cujo os contratos acabam em dezembro e não serão renovados, casos do goleiro Denis, do zagueiro Lugano e do atacante Gilberto. Outros cinco atletas estão emprestados e também não ficam: o volante Jucilei e os atacantes Wellington Nem, Denílson, Marcinho e Morato. Completam a lista o goleiro Renan Ribeiro e o lateral direito Buffarini, cujos contratos se encerram em maio e julho, respectivamente. Ainda temos o caso do “professor” Dorival Junior, que eu não acredito que tenha vida longa no nosso querido tricolor. Além disso, vivemos especulações para chegada de “novos” jogadores, incluindo os que retornam de empréstimo. Até o momento já ouvimos as seguintes especulações:

Arrascaeta e Rafael – Ambos chegariam como moeda de troca pelo voltante Hudson. Adaptado em Belo Horizonte, Hudson disse querer ficar no Cruzeiro. Os clubes vão estudar uma composição de negócio para definir a situação. Infelizmente o perfumista toca a negociação.

Jean – O contrato com o rival alviverde termina no fim de 2019 e tem valores acima do que os são-paulinos são capazes de bancar. Seria necessária, além de uma negociação direta com os dirigentes palmeirenses, que Jean se adequasse à realidade financeira do clube que o projetou para o futebol e onde foi campeão brasileiro em 2008.

Walter – Depois de uma segunda investida, com a promessa de um excelente salário, o Tricolor conseguiu convencer Walter de que atuar como titular no Morumbi seria muito melhor para ele do que conviver com a reserva de Cássio no Parque São Jorge.

Reinaldo – O tricolor tem acompanhado atentamente o desempenho de Reinaldo com a camisa da Chapecoense e acredita que o lateral-esquerdo pode ser útil em 2018.

Zeca – O lateral-esquerdo Zeca foi à Justiça do Trabalho para pedir a rescisão do contrato com o Santos. O pedido de liminar se deu na quarta-feira, e o clube soube nesta quinta que esta foi negada. Uma audiência está marcada para abril do ano que vem.

Resultado de imagem para kaka no sao paulo

Kaká – Em entrevista para a “Brasil Radio”, de Orlando, realizada na última quarta-feira, Kaká respondeu da seguinte maneira quando perguntado sobre se no estado paulista só aceitaria jogar no tricolor.

É muito difícil falar sobre isso. É claro que a grande possibilidade pela história que tenho com o clube seria o São Paulo. O vínculo que tenho com o São Paulo é muito forte. Mas é ruim e não gostaria de falar nisso nesse momento agora porque o São Paulo está disputando o campeonato. O Dorival está disputando. Hoje o clube está fora do rebaixamento, mas brigando em uma situação complicada. Não quero que meu nome surja agora em um momento no qual o São Paulo precisa pensar nele. Até o ano que vem muita coisa vai acontecer e eu sigo na torcida pelo meu São Paulo – disse

Para ser ter uma ideia e mostrar que o #ForaLeco e seus asseclas batem cabeça, eles reformularam praticamente um elenco inteiro durante o campeonato brasileiro desse ano. Em levantamento feito pelo reporter Rodrigo Mattos do UOL, o site do São Paulo registra 36 jogadores em seu elenco. Destes,  22 chegaram para o time em 2017 sendo que 14 dos jogadores do time chegaram durante a temporada, isto representa 39% do elenco atual! Com exceção do gol e das laterais, todos os setores foram afetados. O ataque, por exemplo, só tem um atleta que já estava no grupo profissional na temporada de 2016: Gilberto. No meio, são três em 12.  Ou seja, a diretoria fez uma renovação de 61% no time de 2016 e pelo andar da carruagem, teremos um novo elenco para 2018 novamente…

E você torcedor são paulino, o que acha de tudo isso? Essas especulações podem ser benéficas ao São Paulo? 

Eu particularmente não gosto dessas especulações, ainda mais nessa época do ano. Isso mostra o quanto nossa diretoria, está perdida! Foi-se o tempo que eramos referência e trazíamos a vanguarda da gestão esportiva. Quem não se lembra das contratações e negociações que ocorriam sem nenhum alarde? Ou as disputas internas que vazavam na mídia meses e meses depois de terem ocorrido? Como torcida teremos que continuar a ser a base que livrará o clube destes vexames que a diretoria insiste em colocar nosso amado tricolor!

Faço minhas a as palavras do Kaká: No momento o São Paulo precisa pensar nele. Até o ano que vem muita coisa vai acontecer e eu sigo na torcida pelo meu São Paulo!

Abraços,

Fernando Michelutti.

Comentários do Facebook

Fernando Michelutti

São Paulino desde 30 de maio de 1982 - O São Paulo Futebol Clube foi, e continua sendo, sua primeira paixão na vida. É fanático por futebol e se deixar assiste até a 6° divisão do campeonato inglês naquele sábado chuvoso com direito a mesa redonda e replay dos gols. Tem como hobby colecionar camisas de clubes nacionais e internacionais, além de visitar estádios e sedes de clubes sempre que esta viajando ao redor do globo. É casado com a Santa Raquel - que nunca foi enganada sobre seu primeiro amor. Também é pai da Duda, do Dani e do Pedro - uma nova geração de são paulinos que vem forte rumo ao Hepta. Agora, junto com grandes amigos, também é blogueiro aqui no papo de arquibancada!

Deixe uma resposta

Follow by Email
Facebook
Twitter
YouTube
Instagram