Invasão Latino-Americana no “País do Futebol”

Por Beto Degrande

Não é de hoje que o futebol brasileiro abre espaço para jogadores estrangeiros. Já desfilaram por aqui talentos como Petkovic, Gamarra, Pedro Rocha, Conca, Guerreiro, Sórin, entre outros.

Porém com a forte queda em nossa economia e assédio cada vez maiores e precoces aos talentos nacionais, o campeonato brasileiro da série A bate um recorde.

O número de jogadores estrangeiros que atuam nos clubes da série A do Campeonato Brasileiro cresceu. Após a Copa e com as negociações ainda em movimento, são 57 atletas de fora do país inscritos nos 20 times da divisão de elite. Foram 15 chegadas de estrangeiros aos gramados brasileiros.

Em 2013 tivemos 48 jogadores atuando no Brasileirão, justamente nesse ano o diretor de futebol Rui Costa, na época dirigente do Grêmio e atualmente na Chapecoense, protocolou junto à CBF o pedido de aumento de três para cinco atletas estrangeiros atuarem no Brasil.

Após 2013, o ano passado (2017) havia batido o recorde de jogadores “gringos”, com 68.

O Santos acaba de acaba de contratar o atacante paraguaio Derlis González, ex- Dínamo de Kiev, com o meia Bryan Ruiz ex- Sporting e também com o meia uruguaio Carlos Sánchez ex- Monterrey.

O Corinthians anunciou essa semana, o meio campista chileno Angelo Araos ex- Universidad de Chile (La U) e com o atacante paraguaio Sergio Díaz ex-Real Madrid.

Por sua vez o São Paulo anuncio o atacante equatoriano Joao Rojas ex- Cruz Azul.

Até o multi-milonário Palmeiras anunciou o zagueiro argentino Nicolas Freire que pertece ao Torque(Uruguai), e estava emprestado ao clube holandês Zwolle e o Zagueiro paraguaio Gustavo Gomez ex-Milan.

É Cada vez mais, o nosso futebol abrindo espaço e procurando desesperadamente reforços de jogadores latino-americanos, enquanto o fortíssimo e poderoso futebol internacional vem com milhões de Euros/Doláres e tiram nossas maiores jóias ou promessas.

Triste Realidade !!!

Confira a lista de contratações, do período após a copa do mundo, até o momento:

Yimmi Chara (Atacante) – Atlético/MG

Walter Bou (Meia Atacante) – Vitória

Fernando Uribe (Meia Atacante) – Flamengo

João Rojas (Atacante) – São Paulo

Jonatan Alvez (Meia Atacante) – Internacional/RS

Bryan Ruíz (Meio Campista) – Santos

Carlos Sanchez (Meio Campista) – Santos

Marcelo Benitez (Lateral Esquerdo) – Vitória

Marcelo Meli (Volante) – Vitória

Bryan Cabezas (Atacante) – Fluminense

Sérgio Díaz (Meia Atacante) – Corinthians

David Terans (Volante) – Atlético/MG

Nicolás Freire (Zagueiro) – Palmeiras

Gustavo Gomez (Zagueiro) – Palmeiras

Angelo Araos (Meio Campista) – Corinthians

Diego Torres (Volante) – Chapecoense

Martin Sarrafiore (Atacante) – Internacional/RS

Comentários do Facebook

Deixe uma resposta